Compreender o sistema de monitorização de pressão dos pneus: Novos regulamentos para veículos pesados de mercadorias para 2024
Equipa Bridgestone  | Leitura de 5 min.
De que forma irão os regulamentos do sistema de monitorização de pressão dos pneus de 2024 afetar as operações da sua frota?

A partir de 7 de julho de 2024, todos os novos veículos pesados de mercadorias, incluindo camiões, reboques e autocarros, vendidos no Reino Unido e na UE, devem estar equipados com um sistema de monitorização de pressão dos pneus (TPMS). Este artigo explora o que é o sistema de monitorização de pressão dos pneus, a sua importância para o seu negócio e as ações que precisa de tomar, para manter a conformidade.
 

O que é o sistema de monitorização de pressão dos pneus?

Um sistema de monitorização de pressão dos pneus (TPMS) é um sistema instalado em veículos para avaliar a pressão dos pneus ou detetar quaisquer variações de pressão, transmitindo estas informações ao condutor , enquanto está na estrada. Fornece dados em tempo real, permitindo ações corretivas oportunas, que melhoram a segurança e o desempenho do veículo.  A disposição regulamentar da UE, sobre o sistema de monitorização de pressão dos pneus para veículos comerciais, marca um grande avanço na segurança rodoviária, prolongando o tempo de vida dos pneus, reduzindo o consumo de combustível e minimizando o impacto ambiental.

Porque é que o sistema de monitorização de pressão dos pneus é importante para a sua empresa?

Manter a pressão adequada dos pneus é crucial para empresas que dependem de veículos pesados de mercadorias. A pressão incorreta dos pneus pode causar vários problemas, incluindo o aumento do consumo de combustível, o desgaste acelerado dos pneus e o risco de rebentamento dos pneus, o que pode resultar em tempo de inatividade dispendioso e acidentes. A implementação do TPMS pode ajudar a mitigar estes riscos, garantindo que os pneus estão sempre devidamente insuflados.

A investigação Bridgestone realizada na Europa com mais de 90 frotas demonstrou que: 

90%

das frotas verificam frequentemente os seus pneus, mas muitas não gostam das inspeções manuais1

30%

das avarias são causadas pela baixa pressão dos pneus

+2.5%

de perda de combustível pode ocorrer, quando o pneu tem uma pressão baixa de 20%2

20%

dos pneus comerciais na estrada têm uma pressão significativamente baixa

1 Fonte: investigação Bridgestone com mais de 90 frotas na Europa em 2020 | Quota relativa de frotas a afirmar isto como principal motivo pelo qual se preocupam com pneus, sendo o maior 100%
Fonte: Bridgestone (com base em 20% de baixa pressão, o impacto pode variar consoante as especificações do pneu)

Quais são os benefícios do TPMS?

Eis como beneficia as frotas de camiões, os revendedores de camiões e toda a indústria de veículos comerciais:

  1. A segurança em primeiro lugar: os pneus devidamente insuflados são cruciais para uma condução segura. O TPMS monitoriza continuamente a pressão dos pneus e alerta os condutores quando este está abaixo do nível recomendado, reduzindo o risco de falha dos pneus e garantindo um nível mais elevado de segurança.
  2. Eficiência do combustível: pneus com baixa pressão aumentam a resistência ao rolamento, levando a um maior consumo de combustível. O TPMS ajuda os gestores de frota a manter a pressão ideal dos pneus, resultando em poupanças de combustível significativas e custos operacionais reduzidos.
  3. Duração prolongada dos pneus: o TPMS evita o desgaste prematuro dos pneus causado por pressão incorreta. Ao garantir que os pneus funcionam dentro das especificações do fabricante, os operadores de frota podem maximizar a longevidade dos pneus e reduzir os custos de substituição.
  4. Impacto ambiental: os pneus devidamente insuflados contribuem para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. A pressão correta também aumenta a capacidade de recauchutagem das carcaças dos pneus, otimizando o uso de matérias-primas. As novas disposições regulamentares da UE sobre o TPMS estão alinhadas com os compromissos para com a sustentabilidade e transporte mais limpo.
O que tenho de fazer agora, enquanto gestor da frota?

Os veículos pesados de mercadorias existentes sem TPMS não são obrigados a adquirir um para montagem, segundo a regulamentação em vigor. O novo mandato do TPMS aplica-se apenas a veículos novos vendidos dentro da UE a partir de 7 de julho de 2024, sem qualquer obrigação de modificação dos veículos existentes.

No entanto, os proprietários de frotas devem considerar o seguinte:

  • Benefícios de segurança e eficiência: Apesar de não ser obrigatório, a instalação de um TPMS em veículos pesados de mercadorias mais antigos pode aumentar significativamente a segurança e a eficiência do combustível.
  • Antecipar regulamentos futuros: Existe a possibilidade de os regulamentos futuros poderem alargar os requisitos do TPMS aos veículos mais antigos, tornando-o uma consideração prudente para a gestão da frota.

Para veículos equipados com TPMS, quer sejam instalados pelo fabricante ou seja utilizada uma solução pós-venda, os gestores de frota devem garantir que têm as ferramentas digitais certas para aceder a estes dados em tempo real. Isto irá permitir-lhes otimizar as operações e melhorar a eficiência.

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